QUANTO VALE A MINHA EMPRESA?
Por diversos motivos, o dono da empresa decide que é hora de
içar âncora para novos desafios; hora de vender a empresa.
Mas qual é o valor dela? Será que o Google ajuda? Amigos?
Casos recentes?
Cada caso é um caso, mas existem muitas variáveis
particulares daquela empresa, segmento, visão de futuro, etc. para a definição
de um valor.
A empresa tem dívidas? Ela trabalha dentro das
regulamentações? O segmento é forte com boas perspectivas de futuro? Existem
boatos de regulamentações que beneficiam ou prejudicam o segmento? O quadro de
profissionais é preparado? As tecnologias utilizadas são estáveis e
atualizadas? Os concorrentes? As margens de contribuição são boas? O EBITDA ano
a ano vem numa crescente? O faturamento?
São muitas questões que não conseguiríamos colocar todas
numa breve matéria, mas uma coisa é certa: ela será vendida pelo que vale.
Em raras exceções, o valor não é definido por estudos
profundos. Um exemplo? Uma grande empresa do segmento deseja comprar; neste
caso, a demanda é o grande argumento para a definição de um valor que atenda a
expectativa de ambos os lados.
Mas não podemos esquecer aquele que já tem um valor definido
para a venda enquanto não tem um comprador. Quando este aparece, imediatamente o
vendedor sob qualquer pretexto aumenta o valor. Mas não trataremos esta
particularidade porque ficaríamos loucos.
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